Como escolher o regime de bens ideal para o seu casamento?
É natural buscar advogado Sorocaba com o intuito de escolher o melhor regime de bens ideal para o seu casamento. Afinal, é uma decisão importantíssima para o casal e que define uma série de fatores para o futuro.
Entender mais sobre os regimes de bens e escolher com assertividade é importante para a proteção patrimonial do casal. Dito isso, nós trouxemos informações úteis que vão te auxiliar na tomada de decisão.
O que é e como funciona a escolha do regime de bens?
O regime de bens é o acordo entre o casal, com o intuito de garantir proteção patrimonial para ambas as partes.
Ao longo dos anos de um casamento, é natural que o casal adquira carros, imóveis e outros bens. Portanto, é preciso ter um acordo pré-nupcial de como será a divisão desses bens em caso de divórcio.
Além disso, o acordo de regime de bens também é importante para a administração dos bens. Suponha que o casal adquire um imóvel para locação visando renda. Se o casal é casado pela comunhão parcial de bens, qualquer um dos dois poderá administrar o imóvel sem impedimentos legais.
Portanto, escolher corretamente com a ajuda de um advogado Sorocaba faz a diferença para o cotidiano do casal.
Quais são os principais regimes de bens?
Existem três principais regimes de bens que possuem suas especificidades, entenda mais detalhes a seguir:
1. Comunhão parcial de bens
Muito conhecida, é uma comunhão que partilha tudo que foi adquirido após o casamento e preserva o que pertencia a cada um antes do casamento.
Em caso de recebimento de herança por falecimento de sogros, a herança não se comunica com os bens do casal. Além disso, as dívidas contraídas durante o matrimônio serão de ambos.
2. Comunhão universal de bens
No regime de comunhão universal tudo que foi obtido antes e durante o casamento é patrimônio dos dois.
Além disso, as heranças também se comunicam, sendo patrimônio de ambos. As dívidas contraídas antes do matrimônio são somente do cônjuge endividado, mas as dívidas adquiridas após o casamento são dos dois.
3. Separação de bens
Na separação de bens cada cônjuge vai administrar os seus próprios bens e o que for adquirido por cada um não se comunica com o patrimônio do outro.
Dívidas contraídas antes e depois do casamento não se comunicam com o patrimônio do outro cônjuge. Além disso, o recebimento de herança também não se comunica.
Como escolher o regime de bens ideal?
É importante que o casal converse, tenha uma consultoria de um advogado Sorocaba para esclarecer dúvidas e escolher o regime de bens ideal.
De modo que, seja possível garantir que o casal entre em acordo e tenha clareza sobre a decisão tomada.
Uma vez que, é uma decisão que impacta em todo o comportamento do casal ao longo dos anos como casados.
Um casal que se casa com a separação total tem um comportamento patrimonial diferente do casal que casa com comunhão total. Portanto, a clareza fará toda a diferença em relação à decisão que o casal deve tomar antes de iniciar a jornada do casamento.
Conclusão
É importante ter a consultoria de um advogado Sorocaba especialista no direito de família, para que o casal tome uma boa decisão.
A discussão sobre dinheiro antes do casamento faz toda a diferença para que se possa tomar uma decisão que respeite os interesses dos dois.
Caso esteja com dúvidas, precisa de um aconselhamento, aproveite uma consultoria de advogado Sorocaba, com o intuito de ter todo o suporte necessário para escolher o melhor regime de bens para o casal.